De 24 agosto 2024

BV em Eventos

Você sabe o que é BV em eventos?

O "BV" Oculto no Mercado de Casamento

Você já ouviu falar em BV? Se trabalha no meio publicitário provavelmente já, mas talvez te surpreenda saber que essa prática é muito utilizada no ramo de eventos e casamentos! Sim, e esse assunto tão delicado (mal se encontra matérias sobre ao pesquisar no google) tem sido uma grande dúvida de nossas Noivas – algumas descobriram que seus fornecedores estavam sendo cobrados pelo assessor(a) contratado para pagar uma porcentagem do contrato, sem que elas soubessem disso.

Também conhecido no meio como RT ou comissão por indicação, o BV assombra muitos profissionais do meio pois muitas vezes é aplicado da forma errada, sem que a noiva, que acaba pagando muito a mais, fique sabendo. (por Thaisa Dalmut)


Mas, onde que essa prática começou a fazer sentido em um evento?

O BV (bônus de venda) não é errado, inclusive é uma prática comum em muitos outros mercados, agora o fato é que a noiva quase nunca sabe que ele existe e aí mora o problema! 
Quando o organizador cobra BV, isso significa que, além do valor do contrato da assessoria, ele ainda recebe uma porcentagem sobre (alguns ou todos) os contratos fechados com os fornecedores do evento. Logo, o valor final que ele recebe é maior devido a essa comissão. E agora que vem a parte errada: muitas vezes os noivos não ficam sabendo dessa cobrança e acham que estão economizando com esta contratação. 
Isso contradiz totalmente o conceito de um organizador de eventos, que é auxiliar para que os noivos consigam realizar o casamento que desejam dentro de suas possibilidades financeiras, direcionando para os fornecedores que mais combinem com o estilo desse casal, independentemente de pagarem ou não um comissionamento. 
Acontece que o BV comanda uma boa parte desse mercado e atua na maioria das vezes no submundo, sem transparência, sem clareza, lá na espreita onde sem saber o cliente é induzido a fechar com fornecedores X ou Y por serem supostamente “mais indicados”
E no que resulta essa prática de remuneração “oculta”?
O mercado não cresce, sofre e não evolui. A noiva que muitas vezes sonha em contratar um profissional que segue e acompanha, já ama, acaba sendo induzida a fechar com outro porque esse que ela tanto admira não paga BV, simples assim. E isso prejudica, trava, impaca o desenvolvimento e a livre concorrência!
Nada contra quem pratica, MAS TUDO CONTRA quem retrai o mercado e não é transparente com o cliente!

O os profissionais de eventos acham do assunto?

{fornecedor:}
Prefiro conduzir os preparativos do casamento sem receber qualquer vantagem por três principais motivos: honrar com absoluta transparência a confiança da minha noiva e qualquer ação que ela não possa saber seria, na minha opinião, antiético; focar as contratações de produtos e serviços que são o perfil do evento e não induzir o cliente à contratos que eu obteria vantagens e, por último e não menos importante, porque essa postura é muito mais benéfica para minha profissão pois preservo o respeito dos próprios profissionais do setor e na própria execução dos trabalhos no dia do evento.” 

{fornecedor:}
Como fornecedora de doces não concordo com esse tipo de prática. Quero que meus produtos sejam oferecidos e indicados aos noivos pela qualidade, sabor, enfim, pelo reconhecimento do nosso trabalho e não nos indicar para receber uma “comissão”. 
{fornecedor:}
Não gosto e não concordo. Acho uma falta de ética. O objetivo de um wedding planner deve ser encontrar as melhores soluções para os noivos e não encontrar as soluções com que ganha mais dinheiro. Não cobro e inclusive todos os descontos que alguns parceiros me dão eu repasso
para os noivos.
{fornecedor:}
“Nunca cobrei e nem acredito que deva. Devo cobrar pelo meu trabalho, e tenho a obrigação de oferecer aos meus clientes bons profissionais, e não profissionais que sejam indicados apenas pelo recebimento de comissões.
{fornecedor:} Não acho legal, pois isso restringe muito o acesso a trabalhos ótimos que não fazem parte das “panelinhas” que existem entre os fornecedores mais antigos. 
{fornecedor:} Nós somos totalmente contrários a essa prática, sendo inclusive uma das maiores premissas da nossa empresa. Acreditamos que favorecer grupos de fornecedores prejudica a competitividade do mercado, induz empresas a se acomodarem e não buscar novidades e, acima de tudo, oneram de forma desleal nossos clientes. Afinal, se os noivos já estão pagando pelos seus serviços, por que eles ainda devem pagar por bonificações extras?”

by Thaisa Dalmut